top of page
virus.png

 COVID-19
e 
outras Infecções Respiratórias

Agendar Consulta por Whatsapp

Qual a diferença entre a COVID-19, a gripe Influenza e outras infecções respiratórias?

São todas doenças virais ou bacterianas que se instalam nas vias aéreas, causadas por patógenos diferentes. A COVID-19, por exemplo, é causada pelo SARS-CoV-2, um coronavírus. Já a gripe comum é causada por diversos tipos do vírus Influenza.

 

Quais os sintomas de infecção respiratória?

Febre, tosse, espirros, coriza, constipação nasal, dor de cabeça e mal-estar generalizado, os chamados sintomas gripais, costumam ser comuns a muitas infecções respiratórias, tais como COVID-19 e gripe Influenza.

 

Qual o tratamento para infecções respiratórias como COVID-19 e Influenza?

COVID-19 e gripes causadas pelo vírus Influenza não respondem a terapia antibiótica. O tratamento consiste em minimizar sintomas como dor e febre, e prevenir sequelas e complicações. Recomenda-se monitorar a evolução da doença e observar repouso, hidratação e alimentação leve.

  

As infecções respiratórias são graves?

Determinados grupos de risco estão mais sujeitos ao agravamento e complicações decorrentes das infecções respiratórias, como idosos, imunodeprimidos ou doentes crônicos no caso da COVID-19. Já crianças são alvo preferencial dos vírus Influenza e RSV - Vírus Sincicial Respiratório. 

 

Quais as complicações comuns das infecções respiratórias?

Pneumonia viral primária, pneumonia bacteriana e agravamento de comorbidades estão entre as complicações causadas pelas reações inflamatórias à doença. Quanto à COVID-19 os desdobramentos podem ser muitos, incluindo comprometimentos cardíacos, renais e neurológicos.

 

Como se dá a transmissão das infecções respiratórias?

COVID-19, gripe Influenza e outras infecções respiratórias se transmitem através da tosse, espirro, da fala e da respiração de pessoas contaminadas. Gotículas de saliva ou secreção são emitidas e se disseminam, levando os patógenos que são absorvidos por pessoas próximas.

 

Como prevenir o contágio por Influenza e COVID-19?

As mesmas medidas de segurança utilizadas durante a pandemia do COVID-19 são aplicáveis a todas as infecções respiratórias virais: lavar as mãos com frequência, utilizar máscara modelo PFF2, evitar aglomerações e locais fechados durante os períodos de maior disseminação (por exemplo, no inverno), além de vacinar-se

 

A Vitamina C tem efeito contra a gripe Influenza?

A ideia de que ingerir Vitamina C pode apressar a cura da gripe vem da pressuposição de que o consumo regular da vitamina C previne infecções respiratórias, surgida a partir dos estudos do químico Linus Pauling nos anos 1970, hoje muito controversos.

 

A Vitamina D previne contra a COVID-19?

Algumas pesquisas indicam um efeito protetor da Vitamina D no organismo contra casos mais graves de COVID-19, mas não são conclusivas. A Vitamina D tem sido associada ao reforço da imunidade no organismo, mas sendo uma substância tóxica, só deve ser ingerida com supervisão médica.

 

As vacinas contra COVID-19 e Influenza realmente são eficazes?

As vacinas diminuem significativamente a ocorrência de casos graves e letais das doenças e evitam o desconforto e a baixa produtividade causada por essas infecções respiratórias.  Além disso, com as campanhas de imunização, é reduzida a circulação do vírus, protegendo os indivíduos mais vulneráveis. 

Quais são os exames para identificar infecções por Influenza e COVID-19?

bottom of page