Intolerância à lactose
O que é Intolerância à Lactose?
Intolerância à Lactose é um quadro causado pela deficiência na produção da enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar presente no leite, a lactose.
Quais os sintomas mais comuns da Intolerância à Lactose?
Náusea, dores abdominais, gases, desconforto e diarreia. Os sintomas podem surgir de alguns minutos até algumas horas após a ingestão de lactose, através do leite ou seus derivados.
Como surge a Intolerância à Lactose?
Algumas pessoas a trazem de forma congênita. Outras desenvolvem a deficiência da produção da enzima lactase ao longo do tempo. Doenças intestinais prolongadas ou crônicas também podem causar o problema.
Todos os portadores apresentam os mesmos graus de Intolerância à Lactose?
Não. A intensidade dos sintomas varia conforme o organismo de cada um produz pouca ou nenhuma enzima lactase.
Que exames vão detectar a Intolerância à Lactose?
O exame molecular pode identificar a Intolerância à Lactose pesquisando mutações no gene MCM6. Outros exames são o Teste Oral de Tolerância à Lactose, o Teste de pH Fecal e a Biópsia Intestinal.
Quais alimentos são desaconselhados para quem tem Intolerância à Lactose?
Leite e seus derivados, como queijos, requeijão, iogurte, manteiga e nata, e ainda qualquer preparação alimentar que contiver leite, como pães, biscoitos, bolos, molhos, massas, doces, cremes, sorvetes, etc… Fique atento aos ingredientes dos produtos industrializados!
Como evitar os sintomas da Intolerância à Lactose?
Excluindo inteiramente da dieta todos os alimentos que contenham leite. Ou, como alternativa, ingerindo preventivamente enzima sintética logo antes de consumir leite e derivados.
Onde deve ser feito o exame de Intolerância à Lactose?
Com toda segurança, no laboratório de análises clínicas!