top of page
pre-natal.png

Pré-natal

Agendar Consulta por Whatsapp

Para que serve o exame Pré-Natal?

O Pré-Natal é um conjunto de exames com o objetivo de avaliar as condições do organismo materno frente às exigências da gestação e do parto, permitindo prevenir ou tratar previamente quadros patológicos que comprometam a saúde da mãe ou do bebê.

Quais exames estão incluídos no Pré-Natal?

O Pré-Natal pesquisa anemias e infecções (Hemograma completo), funções hepática e renal, Perfil Lipídico, Urocultura (para prevenir infecções urinárias), deficiências de vitaminas como ácido fólico, pesquisa de Estreptococo B, doenças sexualmente transmissíveis e Glicemia. Também é importante determinar o fator Rh na tipagem sanguínea, e doenças como toxoplasmose, hepatites, e citomegalovírus, além de exame Parasitológico. O médico também deverá personalizar o conjunto de exames solicitados segundo o histórico da mãe.

 

Todas as gestantes devem realizar o Pré-Natal?

Todas as gestantes sem exceção, independentemente de idade ou outros fatores. 

 

Quais problemas podem ser evitados com o Pré-Natal?

Aborto ou parto prematuro podem ser causados, por exemplo, por infecções como Estreptococo B, que também contamina o feto. Diabetes, infecções urinárias e anormalidades na glicemia aumentam o risco para pré-eclâmpsia e devem ser descartadas. Já doenças infecciosas como sífilis, rubéola ou toxoplasmose levam a malformações no feto ou são transmitidas a ele durante a gestação.  

 

Qual o melhor momento para fazer o Pré-Natal?

Assim que a gestação for confirmada. Na gravidez planejada, o interessante é realizá-lo ainda antes da gestação, com o exame Pré-Concepcional, que inclui as mesmas investigações.

bottom of page